Tertúlia ao Serão "Dia Internacional da Mulher"

Nunca é demais relembrar porque é que no dia 8 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, por essa mesma razão, escolhemos este tema para o nosso encontro de março.

Depois de vermos em vídeo a repressão violenta que matou carbonizadas aproximadamente 130 trabalhadoras revoltadas numa fábrica de tecidos em Nova York, depois de ocuparem a fábrica em greve para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução do horário de trabalho para 10 horas diárias, trabalhavam 16 horas, equiparação de salário com os homens que faziam o mesmo trabalho e tratamento digno sem assédio dentro do ambiente de trabalho, deu-se o mote para a discussão do tema em questão.
A partir desse dia, nunca mais a mulher foi igual e o mundo revoltou-se contra esta situação da  desigualdade entre o homem e a mulher.
Falámos da evolução da mulher ao longo dos tempos na sociedade portuguesa, contando e ouvindo histórias reais dos presentes e da importância que tem a educação para minimizar estas diferenças. Também discutimos um curto filme animado, que nos fala precisamente da importância da educação infantil relativamente a este assunto da descriminação da mulher. Depois, não só dissemos poesia enaltecendo os valores da mulher, mas também tivemos a capacidade de brincar com o assunto abordando as diferenças entre os dois sexos através de pequenos textos, contando anedotas e lendo os 12 mandamentos da mulher.
Para finalizar e porque gostamos sempre de acabar as nossas sessões com a alma limpa, cantámos todos bem afinadinhos!
Obrigado pela vossa participação e presença e até à próxima sessão!








Comentários