3 Dezembro || Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Cartaz criado pelos alunos do Ensino Especial

O grupo de docentes do Ensino Especial do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira convidou a Biblioteca Municipal para colaborar na organização de um programa de actividades cujo objectivo foi celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta iniciativa recebeu o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira e decorreu na Biblioteca Municipal.

Os docentes pretendiam assim desenvolver uma consciência cívica e cultura participativa, proporcionar o convívio entre crianças de faixas etárias diferentes e suscitar a participação activa das instituições do meio local na vida da escola.

A Biblioteca Municipal fica grata por ter tido oportunidade de colaborar nesta inicitiva de âmbito cívico, lúdico-pedagógico, cultural, que enriqueceu todos os envolvidos pelo conhecimento e desenvolvimento das relações afectivas em sociedade.

Proporcionou-se o encontro entre alunos de turmas do 1º e 2º ciclos do ensino básico que assistiram à peça de teatro "FIANDEIRA: olhos nos dedos lã lã lã", apresentada pelo Projecto Faunas, cujo conteúdo temático reforçou a importância de aprender a ser tolerante com a diferença, sendo esta a riqueza subjacente a cada ser.


 
O momento de sensibilização "Respeitar os alunos portadores de deficiência" foi dinamizado pela psicóloga Liliana Bártolo, que numa agradável conversa com os participantes esclareceu alguns aspectos sobre o que é ser-se portador de deficiência e qual o comportamento mais correcto para conviver com as pessoas que têm características especiais.


O programa de actividades terminou com o Workshop de Pintura, um momento de expressão plástica orientado pelos docentes, dirigido aos alunos com necessidades educativas especiais, que exploraram a história da peça de teatro a que haviam assistido com os colegas.

Os trabalhos criados neste Workshop representam o ambiente campestre e personagens da história FIANDEIRA: olhos nos dedos lã lã lã! Encontram-se expostos na Biblioteca Municipal e serão expostos no espaço escolar.

Comentários