Chá com Letras Online:MORENA -LEITURAS DE JÚLIO DINIS II



LEITURAS DE JÚLIO DINIS II

178.º ENCONTRO

Selecção de Maria José Areal

MORENA
Morena, morena
Dos olhos castanhos,
Quem te deu, morena,
Encantos tamanhos?
-
Encantos tamanhos
Não vi nunca assim.
Morena, morena,
Tem pena de mim.
-
Morena, morena
De olhos rasgados,
Teus olhos, morena,
São os meus pecados.
-
São os meus pecados
Uns olhos assim,
Morena, morena,
Tem pena de mim.
-
Morena, morena,
Dos olhos galantes,
Teus olhos, morena,
Sãos dois diamantes.
-
São dois diamantes
Olhando-me assim.
Morena, morena,
Tem pena de mim.
-
Morena, morena,
Dos olhos morenos,
O olhar desses olhos,
Conde-me ao menos.
-
Concede-me ao menos,
Não sejas assim,
Morena, morena,
Tem pena de mim.
1863
Das “Pupilas do Senhor reitor”
DINIS, Júlio - Obras completas de Júlio Dinis, Poesias, 6º volume - “MORENA”. [s.l.], Círculo de Leitores, 1992. ISBN 972-42-0619-X. p. 144/145

Veja o documentário "As Pupilas do Senhor Reitor" de Júlio Dinis - https://ensina.rtp.pt/.../as-pupilas-do-senhor-reitor-de.../


























Comentários