Chá com Letras Online: 11 de Janeiro -LEITURAS DE MIGUEL SOUSA TAVARES XXI

LEITURAS DE MIGUEL SOUSA TAVARES XXI
149.º ENCONTRO

Selecção de Maria José Areal


11 de Janeiro
Centro Cultural de Cascais, audição de piano do meu filho Martim, que tem 17 anos de idade. Vejo-o avançar para o piano, esfregar os dedos para os aquecer, regular o assento para a altura dele, fazer uma pausa, respirar fundo e atacar Schubert. E, de repente, este miúdo, que eu julgo conhecer tão bem, transmuda-se numa outra pessoa, que está fora do mundo e das misérias do mundo. Partiu para o planeta Música e é como se já nada mais o pudesse atingir ou distrair. É curioso vê-lo assim, numa outra dimensão, porque eu próprio sinto isto mesmo quando me sento ao computador para escrever. É um mergulho num outro território, lá, onde o mal não nos atinge, onde estamos ao abrigo das ciladas e das traições, das desilusões e de todas as tristezas. A música leva-o para onde ele se encontra consigo mesmo e onde tudo faz sentido. Tal qual como me acontece a mim quando escrevo e quando deixo que a escrita me leve consigo. Até ao esquecimento.
Miguel Sousa Tavares, NÃO SE ENCONTRA O QUE SE PROCURA – “11 de Janeiro ”, págs. 79/80, 2001, Clube do Autor
Imagem Martim a tocar no lançamento do livro «Ismael e Chopin» de Miguel Sousa Tavares
















Comentários