Chá com Letras Online: PRECE - LEITURAS DE PEDRO HOMEM DE MELLO X



LEITURAS DE PEDRO HOMEM DE MELLO X
120º ENCONTRO
Selecção de Maria José Areal


PRECE
Talvez que eu morra na praia,
Cercado de pérfido banho,
Por toda a espuma da praia,
Como um pastor que desmaia
No meio do seu rebanho…
Talvez que eu morra na rua
- Ínvia por mim de repente –
Em noite fria, sem Lua,
Irmão das pedras da rua
Pisadas por toda a gente!
Talvez eu morra entre grades,
No meio de uma prisão
E que o mundo, além das grades,
Venha esquecer as saudades
Que roem o meu coração.
Talvez eu morra de um tiro,
Castigo de algum desejo.
E que à mercê desse tiro,
O meu último suspiro
Seja o meu primeiro beijo…
Talvez eu morra no leito,
Onde a morte é natural,
As mãos em cruz sobre o peito…
Da mão de Deus tudo aceito.
- Mas que eu morra em Portugal!
PEDRO HOMEM DE MELLO, “e ninguém me conhecia” – poemas escolhidos e apresentados por, Manuel Alegre, Paulo Sucena com ilustrações de José Rodrigues – pág. 72, 2004 - colecção: Poiesis

Imagem In: https://amaliarodriguescentenario.wordpress.com/.../gond.../














Comentários