Sessão: “ O Papel dos Municípios na Promoção da Saúde”

Sessão: “ O Papel dos Municípios na Promoção da Saúde”

E porque hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde é importante relembrar que este é um bem imperioso para a qualidade de vida, estando dependente de fatores pessoais, socioeconómicos e ambientais.
A promoção da saúde visa a adoção responsável de comportamentos conducentes a estilos de vida mais saudáveis, adequados ao ciclo de vida (infância, idade adulta, envelhecimento) e à condição física e psíquica dos indivíduos, correspondendo a um processo de capacitação das pessoas e das comunidades, que não é de todo exclusivo dos serviços de saúde e dos seus profissionais.
Nesta perspetiva, a intervenção das Autarquias constitui-se como um claro objetivo, enquanto ativo e recurso central ao desenvolvimento social, económico e individual, reconhecendo-se o papel determinante da sociedade civil, das organizações não-governamentais e do cidadão em geral na promoção da saúde enquanto investimento com manifesto impacto positivo no bem-estar das comunidades e dos territórios.
Com o propósito de discutir as diretrizes adequadas para a obtenção de um programa mais apropriado à população do Alto Minho, promovemos, amanhã (8 de abril) uma sessão/reunião de trabalho dirigida a técnicos dos Municípios do distrito de Viana do Castelo.
A sessão contará com o moderação de Luís Delgado – Médico de Saúde Publica (coordenador da Unidade de Saúde Pública da ULSAM) e as intervenções Sofia Fernandes – Técnica do Município de Monção (Gabinete do Município Saudável) e Catarina Silva – Técnica do Município de Viana do Castelo (Gabinete do Município Saudável).

Inscreva-se através do email saude@cm-vncerveira.pt




Comentários