14 alunos cerveirenses vão disputar a Fase Intermunicipal do 15º Concurso Nacional de Leitura

 

14 alunos cerveirenses vão disputar a Fase Intermunicipal do 15º Concurso Nacional de Leitura



Já foram apurados os alunos cerveirenses que vão representar o Município na Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Das 26 crianças e jovens presentes à Fase Municipal, que decorreu na passada quinta-feira, na Biblioteca Municipal, 14 do 1º ciclo ao secundário ficaram apuradas para a próxima etapa, agendada para dias 22 e 29 de abril, em Valença.

A Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, que desempenhou a função de Presidente de Júri, abordou a importância “do gosto pela leitura para o enriquecimento pessoal e, futuramente, desenvolvimento profissional”, e felicitou todos os alunos “pela participação e envolvimento numa iniciativa que estimula o gosto e os hábitos de leitura, contribuindo ainda para melhorar a compreensão literária”.

A próxima fase – a intermunicipal - é dividida em duas etapas. Para o dia 22 de abril estão previstas as provas escritas que serão realizadas online; e a 29 de abril, a prova oral dos alunos apurados na prova escrita, em formato presencial, na Biblioteca Municipal de Valença, de forma a apurar os alunos que vão concorrer a nível nacional.

Os livros para a fase intermunicipal já foram selecionados, nomeadamente “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen para o 1º ciclo; “A bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki para o 2º ciclo; “O pintor debaixo do lava-loiça” de Afonso Cruz para o 3º ciclo; e “O filho de mil homens” da autoria de Valter Hugo Mãe, dirigido ao Secundário.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) que se organiza em diferentes fases: Escola/ Municipal/ Intermunicipal/ Nacional, cujo objetivo é o de estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura nas crianças e jovens.
Lista dos Alunos Cerveirenses apurados para a Fase Intermunicipal:

1º Ciclo
Maria Jácome Pereia (4ºB - CEC)
Matilde Ferreira Afonso (4ºA - CEC)
Sara Torres Álvarez (3ºA- CEN)
Vitória Magalhães P. G. Guerreiro (4ºB - CEC)

2º Ciclo
Manuel Maria Barrosos Guerreiro da Silva Alves (5ºA)
Marina Dias Lança (5ºD)
Matias Fernandes Gonçalves (5ºB)
Vitória Caldas de Araújo (6ºC)

3º Ciclo
Lara Alves Dantas (9ºC)
Leonor Isabel Dantas Pereira (9ºA)
Mariana Andreia da Silva Pimenta Gonçalves (9ºC)
Tiago da Cunha Morado (9ºD)

Secundário
Jéssica Alexandra Cunha Sousa (10ºC)
Tânia Mendes (12ºB)

Comentários