Chá com Letras Online: LEITURAS DE TORGA II

Olá a todos.
Marcamos encontro e aqui estamos com mais Miguel Torga. Hesitei muito o que publicar; se mudar de diário, se publicar mais poesia, se continuar no Diário I… E tudo, porque tudo nele me encanta.
Fiz contas e mais contas e considerei deixar-vos dois textos, correspondendo a dois dias consecutivos (dia 14 de Julho e dia 2 de Agosto) neste Diário I, também para se inteirarem dos “tempos” tão variáveis na escrita dos seus Diários.
Do dia 14 de julho ao dia 2 de Agosto há um intervalo de 19 dias. E logo nos brinda com um queixume, “Tenho a impressão que sequei por dentro”.
Espero que se sintam bem neste nosso encontro, e fiquem em casa. Maria José Areal

DIÁRIO I:
14 de Julho - Tenho a impressão que sequei por dentro. Leio, leio, leio, mas não escrevo coisa alguma- de resto, de que vale escrever estas porcarias que eu escrevo, se por vinte escudos tenho aqui Charles Morgan à cabeceira?!
Miguel Torga - Diário I, pág. 99, 4.ª Edição Revista, Coimbra/1957

2 de Agosto – É meia - noite. Acabei agora o dia com uma partida de bisca. (ainda hei-de explicar aos amigos a razão porque jogo as cartas com a solenidade de quem reza uma missa). Aqui ao lado, a filha do dono da pensão está com dores de parto. Sou médico. Mas continuo a estremecer diante do mistério de uma mulher grávida. Geme muito ao de leve, mas são gemidos diferentes dos habituais. (Diz a criada que me serve neste momento o chá que já se sente a cabeça da criança. Até me engasguei de comovido). O marido da rapariga anda doido pelo corredor além. Que belo e que profundo é isto!
Miguel Torga - Diário I, pág. 99, 4.ª Edição Revista, Coimbra/1957
Pode acompanhar e participar nas leituras publicadas semanalmente no grupo Comunidade de Leitores: Chá com Letras ná página do facebook da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Comentários