Tertúlia ao Serão

Como o tempo passa depressa e... Natal de novo!
E, passado um ano, como foi bom rever muitas caras, apesar do mau tempo!
"Natal" foi mais uma vez o tema desta sessão de 12 de Dezembro.
Para sinalizar esta data festiva cristã, começámos por relembrar a história do nascimento de Jesus de Nazaré e todo o seu percurso até à fuga para o Egipto.

Lembrámos também que esta grande festa cristã de Inverno, como quase todas as festas cristãs, poderá ter origem numa grande festa pagã a qual reunia a população no dia mais pequeno do ano e anunciava o começo do Inverno. Nesse dia, possivelmente a 22 de Dezembro, no Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, acendiam-se grandes fogueiras e todos reunidos à volta dessa luz, a população partilhava comendo e bebendo em conjunto, tudo o que se tinha colhido da terra e também comiam alguns animais domésticos que tinham sido alimentados até à data, como porcos, galos, cabritos, etc.

Relembrámos também que mesmo pouco antes do nascimento de Jesus, já na Antiga Roma se realizava a Saturnália em honra ao Deus Saturno, o qual  era considerado uma divindade agrícola, comemorando assim o final do ano agrário.  Era um grande festival em que se realizavam grandes banquetes com trocas de prendas e que duravam sete dias prolongando-se até ao dia 25 de Dezembro.

Voltando ao tema principal, o Natal... falámos das cores, dos objectos, dos doces e  dos personagens de Natal. Não podíamos deixar de ler belos contos de Natal e cantar músicas de Natal.
Obrigado pela vossa presença e participação.
Feliz Natal e Boas Festas para todos, são o desejo de toda a equipe desta Biblioteca.





Comentários