Tertúlia ao Serão "Romaria da Senhora d'Agonia"

Hoje, acompanhados com um pouco de história, fomos todos à maior e mais representativa romaria do Minho: a Romaria da Senhora d'Agonia, santa que só é devota, depois da entrada da sua imagem na capela do Bom Jesus em 1751. Mas, só passados 32 anos em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para que todos os anos se celebrasse nesta capela uma missa solene no dia 20 de Agosto data que a cidade de Viana do Castelo elegeu como feriado municipal.
Em 1861 a romaria extravasa a festa religiosa tornando-se também num arraial e numa festa lúdica onde aparecem o descante ao som das violas, as esturdias e as danças populares.
Em 1862 o povo a assistir era tanto que já se calculava já em mais de 50.000 pessoas a contemplar o fogo de artifício. A tourada também começa a fazer parte da romaria em 1871 e em 1906 nasce a Festa do Traje hoje em dia também muito concorrida pelas principais artérias da cidade. Em 1906 a 1ª Parada Agrícola ( o actual Cortejo Etnográfico) representado por todas as freguesias, sai à rua e a festa alarga-se para além do Campo dÁgonia invadindo a cidade. São as Festas de Agosto e a Romaria das Romarias de Portugal onde uma região o Minho, é verdadeiramente representado na sua cultura através da sua história onde o fenómeno do sagrado e do imaginário caminham lado a lado!
In Romaria Srª. d'Agonia, texto de Farncisco Sampaio

Actualmente, o Cortejo Etnográfico constituído por mais de 3000 figurantes,  é um verdadeiro museu vivo e é o momento em que cada uma das freguesias mostra o seu melhor à cidade e aos forasteiros. Vem também o Desfile da Mordomia onde mais de 400 mulheres desfilam pelas ruas da cidade cheias de orgulho e beleza mostrando os mais belos trajes das freguesias que ganham mais brilho com o ouro secular que carregam ao peito.
A seguir vem a Festa do Traje que é uma lição de história e cultura, mas com muita música e dança. Aqui, é explicado em pormenor cada um dos trajes envergado pelos homens e mulheres presentes, variando consoante a ocasião, o momento da vida e o estatuto de cada um.
Também o Fogo de Artifício não podia faltar nesta grande romaria sendo o fogo do rio, um dos pontos mais altos.
E é também no coração da cidade e na Praça da República que acontece um dos momentos mais arrepiantes desta festa. Gigantones e Cabeçudos com a sua dança desajeitada e com bombos e gaiteiros no seu ritmo ensurdecedor, afastam os maus espíritos e fazem as delícias de quem assiste. Escusado será dizer que o despique termina quase obrigatoriamente em êxtase com todos os grupos de tocadores de bombos e gaiteiros a tocarem ao mesmo tempo, perante o vibrar de um público entusiasmado até à medula!
Depois entre a noite de 19 para 20 de Agosto, acontece a chamada Noite dos Tapetes. Nesta noite, as gentes da ribeira com o coração carregado de fé para com a Senhora d'Agonia a padroeira dos pescadores, constroem tapetes de sal colorido nas ruas para receber com o maior esplendor no dia seguinte, o andor da Santa depois da Procissão ao Mar.
No dia seguinte dia 20,  temos então a tão esperada Procissão ao Mar. Uma procissão com muita fé e esperança em melhores dias para a faina que se avizinha onde a protectora Senhora d'Agonia, vai para o mar de barco acompanhada por muitas dezenas de barcos de pescadores.
Para finalizar e em grande, vem a tradicional Procissão Solene em honra da Senhora d'Agonia e um profundo silêncio faz-se sentir pela cidade ouvindo-se só o bater das varas dos pescadores que levam o andor a marcar o compasso tornando este momento, o mais religioso de toda esta Romaria. O andor parte do seu santuário e encontra-se no templo em frente com o andor das Senhoras do Mares Assunção e Monserrate e ainda , com o do Senhor dos Aflitos todos vindos da Igreja de S. Domingos. Seguidamente e em silêncio, todos juntos percorrem as ruas do centro histórico com grande parte das varandas cobertas com colchas das quais são lançadas muitas flores enquanto decorre a procissão.
No final da procissão, a imagem da Senhora d'Agonia recolhe ao seu santuário e fica virada para a Ribeira de Viana emocionando milhares de pessoas que se vão juntando à volta dela, aplaudindo e atirando-lhe flores!
Mais informação consultar em Viana Festas - Romaria Srª. d'Agonia - História

Obrigado a todos pela presença e pela participação nos cantares partilhados nesta sessão, esperando que todos tenham gostado desta viagem pela maior Romaria do Minho, a Senhora d'Agonia!
Até uma próxima sessão.












Comentários