"Sementes" é um espectáculo de teatro

Criado a partir de uma primeira leitura, a do livro "Guardar as sementes - Preservar a biodiversidade agrícola e a pluralidade cultural - Entre as práticas e saberes locais e os discursos e conflitos globais", de Maria Helena Marques.
Escreve a autora: "Em Portugal, a prática milenar dos agricultores de colher a guardar sementes para posteriores sementeiras permanece viva, sobretudo no âmbito da agricultura familiar prioritariamente destinada ao consumo doméstico"

No dia 02 de Novembro no Cineteatro de Cerveira, as Comédias do Minho apresentaram o espectáculo de teatro "Sementes", tendo como público os alunos do 12º Ano da EB 2,3/S.
"Lemos  e guardámos. No Minho, fomos à procura desses guardadores, com quem falámos. O que poderiam dizer-nos as sementes sobre nós, sobre o mundo? Ouvimos e guardámos. Chegados à sala de ensaios, lançámos toda a matéria de pesquisa à terra-teatro. Aguardámos. "Sementes" é esse fruto-teatro que fomos nós que semeámos."

No final do espectáculo houve uma acção de exploração sobre o tema, uma conversa entre criadores/encenadores/actores e os alunos presentes nesta sessão, debatendo-se várias ideias e diversas opiniões sobre o assunto que é muito pertinente.
Coloca-se a pergunta: o que poderá acontecer no futuro se não guardarmos as sementes actuais para preservarmos a nossa liberdade?

A peça estará em cena para o público geral pelos concelhos do Vale do Minho, entre 1 de Novembro e 2 de Dezembro de 2018, consulte o programa de apresentações e ficha técnica no site: Comédias do Minho




















Comentários