Concurso Nacional de Leitura 2017-2018

12ª edição do Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal do Alto Minho, realizada na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira e Cineteatro de Cerveira, cuja organização coube este ano ao Município de Vila Nova de Cerveira, através do trabalho conjunto entre a Biblioteca Municipal e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira.
Concretizou-se assim, uma das fases do Concurso Nacional de Leitura anual, de âmbito Nacional, promovido através da Comissão organizadora do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares.

O evento realizou-se no dia 17 de maio de 2018, recebendo concorrentes dos 10 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Esta festa da leitura incluiu alguns momentos culturais para além da realização das provas de seleção dos concorrentes que irão representar o Alto Minho na fase final, no dia 10 de junho, em Pombal. O dia iniciou com as provas escritas, que decorreram na Biblioteca Municipal, um visita guiada no Fórum Cultural de Cerveira à exposição "É tudo uma questão de perfomatividade", dirigida aos professores acompanhantes, que de seguida se juntaram aos alunos concorrentes para visitar a VIII EducArte - Mostra de Arte Infantojuvenil.

Após o Almoço, iniciaram-as as provas orais, no Cineteatro de Cerveira, cuja sessão terminou com o anúncio dos vencedores e entrega de prémios. A avaliação das provas orais foi da responsabilidade do júri, composto por Aurora Viães, Vereadora do Município de Vila Nova de Cerveira, e presidente do júri; Ágata Rodrigues, membro dos órgãos sociais da Associação Cultural Convento de S. Paio, instituição promotora da divulgação do acervo do escultor José Rodrigues e da divulgação da língua portuguesa, no âmbito dos estudos da diáspora portuguesa; e por Gabriela Barbosa, doutorada em Didática das Línguas pela Universidade do porto, Professora na Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Viana do Castelo.

Os alunos apurados para a fase final, concorrentes à prova Nacional, são os seguintes:

1º ciclo:
1º Prémio: Sebastião Miguel de Abreu Lima Batista, AE de Ponte de Lima
2º Prémio: Mariema Rodrigues Conde, AE Muralhas do Minho, Valença
Aluna suplente: Maria Rodrigues Pereira Rego, AE Ponte da Barca

2º ciclo:
            1º Prémio: Matilde Simões Seixas, AE Sidónio Pais de Caminha
2º Prémio: Marta Moreira Alves, AE Pintor José de Brito, Viana do Castelo
Aluna suplente: Letícia Mendes Gomes, AE dos Arcos de Valdevez

3º ciclo:
            1º Prémio: José Pedro Gomes Cerqueira, AE de Ponte da Barca
2º Prémio: Ricardo Pereira, AE Território Educativo de Coura, Paredes de Coura
Aluna suplente: Fabiana Vaz, AE Muralhas do Minho, Valença

Secundário:
            1º Prémio: Andreia Manuela Amorim Santos, AE dos Arcos de Valdevez
2º Prémio: Eva Rebelo Armada Direito, AE de Ponte de Lima

Aluna suplente: Adriana Sofia Frazão Pires, AE de Melgaço

Seguem-se alguns registos fotográficos que  ilustram este dia de festa e alegria, agradecendo a todas as entidades envolvidas, que nos ajudaram a conceber e concretizar este dia em companhia das obras literárias que haviam sido propostas para leitura:
"Um fidalgo de pernas curtas" de Ilse Losa  - leitura para alunos do 1.º ciclo
"O caderno do avô Heinerich" de Conceição Dinis Tomé - leitura para alunos do 2.º ciclo
"O velho e o mar" de Ernest Hemingwey - leitura para alunos do 3.º ciclo
"O perfume: a história de assassino" de Patrick Süskind





















































































































Comentários