Reportagem fotográfica de José Ferreira
Estimados leitores, festejamos o 5º Aniversário da Comunidade de Leitores, na sessão de quinta-feira, dia 15 de Maio de 2014.
Mais um encontro, num dia muito especial que nos leva a recordar autores, leituras, viagens, momentos de convívio, muitas partilhas...e aos agradecimentos sentidos a todos que tornamos possível estes momentos, à nossa querida orientadora Maria José Areal, a toda a equipa da Biblioteca Municipal onde este projecto ganhou vida e a todos e todas os que têm participado ao longo destes anos, sem vós não teríamos oportunidade de contribuir para o enriquecimento literário e cultural, colocado à disposição de todos os que pretendam dele usufruir, enriquecendo sempre o serviço de leitura pública assegurado pela Biblioteca Municipal.
Nada melhor do que voltar à leitura de Sophia de Mello Breyner Andresen, começando por um poema que passo a recordar e partilhar:
A PAZ SEM VENCEDOR E SEM VENCIDOS
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça.
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Sophia de Mello Breyner Andresenin Obra Poética (Caminho, 2010)
Concluímos a leitura do conto "História da Gata Borralheira", do livro de contos "Histórias da Terra e do Mar" da Sophia de Mello Breyner Andresen e mais alguns poemas da autora. Por fim, festejamos tomando um chá com bolo de aniversário!
Bem-hajam por viver esta biblioteca que se mantem viva graças à presença de todos os que já nos conhecem e disponível para servir toda a comunidade.
À comunidade cerveirense deixamos uma mensagem:
Aproveitem os nossos serviços de leitura, informação e empréstimo domiciliário, bem como todas as iniciativas dedicadas à leitura e actividades culturais. Apresentem sempre as vossas sugestões para a actualização do fundo documental, organização de actividades de leitura e melhoria dos serviços, serão analisadas e comtempladas sempre que exista disponibilidade e se integrem nos objectivos da Biblioteca de Leitura Pública.
Uma forma saudável, viciante mas prazeirenta de conviver. Um abraço de parabéns a todos os que integram este maravilhoso grupo.
ResponderEliminarJFerreira
não sei o que se passa, não consigo fazer o comentário a não ser "anónimo".
Caro amigo José Ferreira, agradecemos a sua colaboração amiga, sempre disponível para nos acompanhar, com a sua máquina fotográfica, nos momentos que enriquecem o nosso convívio e conhecimento...
EliminarVamos ver o que se passa para perceber porque só se permite fazer comentários anónimos. Pode sempre identificar-se no final do comentário.
Um abraço
Teresa Matos
O que dizer?
ResponderEliminarSou parte integrante e integradora deste projecto com 5 anos de idade. Dizer bem, parece-me justo, mas posso pecar por declarar-me sua apaixonada incondicional. Dizer mal, não sei e não posso.
O facto, é que neste projecto abraçamos várias vertentes, que têm vindo a solidificar , crescer e multiplicar, vontades, voos, aprendizagens... Falamos dos autores, procuramos utilizar em proveito as sabedorias várias, viajamos no tempo, ao encontro de outros tempos, outras vontades, Revisitamos postulados, conceitos, teorias, passeamos na poesia, e tecemos parcerias com os autores mesmo que já estejam do lado de lá da vida.
Visitamos as suas casas, onde viveram, amaram e sofreram; bebemos o vinho da vontade, saboreamos os seus pratos preferidos, olhamos os seus objectos, materializamos algumas vontades em afectos, escutamos as suas canções.
Neste convivio franco e aberto, vigoroso e sonhador, sentimos-nos pertença e timoneiros de um tempo em que ler, os autores portugueses deixados na prateleira, assume uma provocação. E queremos provocar. Provocar a vida que leveda na palavra escrita e na mensagem deixada, no gosto da viagem por entre a ramaria que um livro nos proporciona.
Estamos com Fernando Namora, um dos esquecidos, e com a Sophia de Mello Brayner Anderson, poetisa e contista de primeira.
Venham todos.... não fiquem em casa à volta da fogueira...`
O grupo do "Chá com Letras" é diversificado. Pluralista, tolerante e activo, aceita toda a gente, homem ou mulher, que venha por bem. A nada é obrigado,nem a qualquer tipo de pagamento. ainda bebe um chá se gostar e degusta, de vez enquando, uma fatia de bolo. Que mais posso eu dizer para vos motivar?
Sim, acrescento a amabilidade, elegância e simpatia de todos os técnicos da Biblioteca, a capacidade de resposta a todas as nossas petições e... ao sber ser e estar da sua Directora (D.ª Teresa Matos) que nos cerca de atenções.
Sou a Maria José e quero agradecer ao grupo, a forma como me aceitaram, como aderem ao projecto e como me mimam com os seus olhares. Obrigada.
Maria José Areal
Sim, estimada Profª. Maria José, o que dizer a tanta força, vontade, profissionalismo, amizade, saber e querer partilhar esse saber...que tem dedicado a esta comunidade, isto é, à comunidade de leitores mas, também, à comunidade cerveirense, disponibilizando o seu tempo para servir todos os que queiram participar neste projecto e todos os que lhe vamos associando, que acontece na Biblioteca Municipal, serviço de leitura pública, pluralista, aberto à participação de todos. BEM-HAJA por tudo!
EliminarAgradeço o carinho e atenção em meu nome e de toda a equipa desta biblioteca, um grupo de trabalho sempre disponível para se adaptar à mudança, necessidades, desafios que diariamente o público em geral e leitores habituais nos apresentam para, por sua vez, também eles responderem da melhor forma aos desafios da sociedade, no trabalho, na família...Cada um no seu papel e juntos no todo, com vontade de crescer, conseguiremos uma Biblioteca adaptada a casa momento. Obrigada.
Teresa Matos
Para o José Ferreira, autor da reportagem e sempre presente nos momentos mais pertinentes, o meu abraço de agradecimento.
ResponderEliminarGrande reporter fotográfico, grande amigo também.
Maria José Areal