Tertúlia ao serão | Carnaval


Todos sabemos que o Carnaval já passou mas hoje, dia 7 de Março, foi o tema escolhido para mais uma Tertúlia ao Serão na nossa biblioteca. E como gostaram os nossos amigos presentes!
Depois da recepção com música brasileira de Carnaval, começámos por mostrar o poder que tem uma máscara e o seu significado nesta época festiva. Por isso, até alguns dos presentes quiseram experimentar essa estranha sensação do poder que todos os mascarados num lugar desconhecido têm, dando assim largas à sua liberdade!

Também viajámos pelo Brasil mostrando as escolas de samba presentes no Carnaval de 2014, como sempre popular, com o seu calor humano, suas cores e baterias afinadas. Fomos até Itália para ver o Carnaval de Veneza, muito mais calmo, onde desfilam máscaras mais ricas e luxuosas, não fossem elas criadas e usadas pela nobreza daquela cidade noutros tempos com o propósito de se misturarem com o povo nas ruas!

Depois, viajámos até ao nordeste transmontano precisamente a Podence, onde vimos como os caretos, figuras diabólicas, mágicas  e misteriosas, aparecem aos magotes pelas ruas da vila, à procura das raparigas solteiras para as chocalhar na cintura com movimentos eróticos. As raparigas para não serem atingidas pelos chocalhos na cintura, mexem as ancas acompanhando essa dança e atraindo dessa forma os rapazes solteiros da aldeia, para um possível acasalamento.

Para terminar este encontro, relatámos algumas peripécias do Carnaval de antigamente em Vila Nova de Cerveira, lembrando gentes e amigos que já partiram e que muito contribuíram para esta quadra festiva na altura.
 E quanto aprendemos uns com os outros,  nesta sessão carnavalesca. Obrigado a todos, pela vossa presença e até à próxima!











Comentários