LEITURAS DE HELENA SACADURA CABRAL VI
Seleção de Maria José Areal
A comiseração refere-se a um sentimento de compaixão, simpatia ou pena que se pode sentir em relação à situação difícil, ao sofrimento ou adversidade de outra pessoa. É uma emoção que nos leva a reconhecer e a entender o sofrimento de alguém e a desejar aliviar essa dor de qualquer forma.
Quando alguém sente comiseração por outra pessoa, isso pode resultar num impulso para ajudar, apoiar ou confortar quem está a passar por um momento difícil. É muitas vezes, uma reacção natural à empatia, que é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos de outa pessoa.
No entanto, é importante notar que a comiseração pode ter nuances culturais e emocionais. Em alguns casos, expressá-la de maneira inadequada ou excessiva pode fazer com que a pessoa que está a sofrer, se sinta desconfortável ou diminuída. Portanto, é fundamental abordar a comiseração pelas emoções do indivíduo em questão.
A comiseração também pode ser vista como um aspecto positivo da natureza humana, pois demonstra a nossa capacidade de nos importarmos e de nos conectarmos emocionalmente com os outros.
(…)
Helena Sacadura Cabral, OLHOS NOS OLHOS, uma vida com mais afecto, gratidão e significado- “A Comiseração”, pág. 167, 3.ª edição 2024, Clube do Autor, Editora

Comentários
Enviar um comentário