LEITURAS DE LAURINDA ALVES XXIX
OS ADOLESCENTES E O ÁLCOOL
Seleção de Maria José Areal
Nos dias que correm já nenhum adolescente escapa ao confronto com o álcool e as drogas. É impossível. Já minha geração já era difícil passar ao lado, e todos os que têm mais de quarenta anos conhecem demasiado bem a realidade de amigos que perderam ou atrapalharam muito a sua vida e a das suas famílias por causa do uso e do abuso de drogas ou bebidas.
De há dez anos para cá os consumos de álcool por adolescentes dispararam e são preocupantes – em Portugal e no resto da Europa, aliás, onde os hábitos de saídas e noitadas são muito semelhantes. Embora o acto de beber ainda seja visto com naturalidade e se enquadre no ambiente mais ou menos festivo da noite, na verdade os adolescentes hoje em dia bebem brutalidades, muitas vezes sem se darem conta da quantidade que estão a beber – para não falar da qualidade, uma vez que as novas gerações não sabem apreciar um bom vinho.
Curiosamente os especialistas que se têm dedicado a estudar esta matéria inquietante da escalada de consumos dizem que a maior parte de adolescentes nem sequer gosta de álcool. Daí as arcas seduzirem os mais novos com poderosas campanhas de marketing e uma multiplicidade de bebidas muito açucaradas, de cores sedutoras, sabores variados, aromas de frutos, mas sempre misturados com muito vodca, tequila, cerveja, rum, etc. todas estas bebidas são uma espécie de “marca júnior” e estão na primeira linha das apostas das grandes empresas, que não brincam em serviço nem estão inocentes nesta questão do abuso do álcool…
LAURINDA ALVES, Coisas da Vida – Histórias de Pessoas com luz, Grupo 4 - A VIDA DOS OUTROS – “Os Adolescentes e o álcool”, págs. 153 / 154, 1.ª Ed, 2009, Oficina do Livro – Sociedade Editorial, Lda.
Comentários
Enviar um comentário