Chá com Letras Online: TANTOS CUIDADOS AO NASCER -LEITURAS DE LAURINDA ALVES XXVI

LEITURAS DE LAURINDA ALVES XXVI

TANTOS CUIDADOS AO NASCER


237.º ENCONTRO
Seleção de Maria José Areal


TANTOS CUIDADOS AO NASCER…
Tantos cuidados ao nascer e tão poucos ao morrer! Hoje em dia ninguém se interroga sobre o direito a sermos devidamente assistidos no momento do nascimento porque todos interiorizámos que é um direito universal. Ou seja, nas sociedades ditas civilizadas não nos passa pela cabeça que, entre todas as mulheres que diariamente chegam aos hospitais para ter filhos, apenas um conjunto de privilegiadas pudessem ter acesso aos cuidados específicos que existem nas maternidades. A ideia é absurda e inconcebível. Também não nos ocorre que estes mesmos hospitais não estejam dotados de equipas médicas especializadas, métodos terapêuticos adequados e todos os instrumentos necessários para acompanhar partos fáceis ou difíceis, assim como nem sequer faz sentido perguntar se existem ambulâncias especiais para transportar bebés para outras unidades no caso de nascerem com problemas, porque temos a certeza que sim. É um direito que nos assiste e não temos uma dúvida sobre isso.
Ora se no início da vida tudo isto é tão natural e tão evidente, porque é que no fim da vida apenas uma ínfima percentagem de pessoas continua a ter acesso aos cuidados paliativos?
A questão torna-se cada dia mais urgente porque as estatísticas sobre o envelhecimento da população revelam uma pirâmide assustadora. Vejamos: em 2050, 30% da população vai ser idosa. Ou seja, muitos de nós vamos estar velhos e a precisar de muitos cuidados.
Se pensarmos que segundo estas mesmas estatistas apenas 10% das pessoas morre por morte súbita e 90% morre devido a doença crónica e complicada, as coisas complicam-se mais ainda.
Passe a redundância, há muito trabalho e muito investimento a fazer desde já para que estes 90% tenham direito a ser bem tratados e cuidados até ao fim.

LAURINDA ALVES, Coisas da Vida – Histórias de Pessoas com luz, Grupo 2, A SUBSTÂNCIA DA VIDA – “Tantos cuidados ao nascer…”, págs. 85/86, 1.ª Ed, 2009, Oficina do Livro – Sociedade Editorial, Lda.



Comentários