Chá com Letras Online: VERÃO -LEITURAS DE MIGUEL SOUSA TAVARES XXII

LEITURAS DE MIGUEL SOUSA TAVARES XXII
151.º ENCONTRO

Selecção de Maria José Areal


VERÃO
6 de JULHO
Incontornáveis vezes escrevi sobre um dos meus lugares preferidos de culto em Portugal: a varanda do Hotel Palace do Bussaco. Almocei e jantei lá vezes sem conta, e ela entrou em artigos, em crónicas, em livros meus. No tempo do saudoso Sr. Santos – o homem que fez aquela casa, aquele vinho e aquele serviço inultrapassável – ele criou o hábito de mandar-me um charuto à mesa no final das refeições. Passei lá hoje para jantar, no caminho do Porto para Lisboa. O hotel agora é “não fumadores”, mesmo na varanda. Ao ar livre. Em homenagem à minha fidelidade e porque não havia mais ninguém na varanda para poder reclamar, permitiram-me, por especial favor e excepção, jantar na varanda ao frio, mas podendo fumar discretamente.
Outros, então, passarão na varanda que eu tanto amei, mas jamais terão o mesmo prazer que eu tive tantas vezes e nunca a amarão como eu a amei. E, porque não fumam, conquistaram um direito que eu perdi. Porque nem o amor nem a fidelidade criam direitos: só aquilo que a maioria decide que o merece.
Miguel Sousa Tavares, NÃO SE ENCONTRA O QUE SE PROCURA – “6 de Julho”, pág. 52, 2001, Clube do Auto



Comentários