Chá com Letras Online: FOLHA CAÍDA - LEITURAS DE PEDRO HOMEM DE MELLO IX



LEITURAS DE PEDRO HOMEM DE MELLO IX
119º ENCONTRO
Selecção de Maria José Areal


FOLHA CAÍDA
Pétala branca, frágil, caída,
Como em segredo, na minga face!
Pétala branca, frágil, caída,
Na minha face, como se a vida
Leve, de leve nem lhe tocasse!
Mas nunca as folhas do meu cipreste
Buliram tanto, nem senti neve
Como no beijo que, então, me deste…
Pétala, branca no meu cipreste!
Branca (tão branca!), leve (tão leve!)
Nada mudou nas minhas asas;
Se penas tive, tenho, ainda, penas.
Nada mudou nas minhas asas;
Porém as brasas, (as minhas brasas!),
Depois ficaram menos morenas…
Vieste, mudo como um segredo!
Partiste, leve como um suspiro…
Amor, se o houve, foi em segredo.
E, se te lembro, lembro-te a medo,
Fechado os olhos, quando respiro…
PEDRO HOMEM DE MELLO, “e ninguém me conhecia” – poemas escolhidos e apresentados por, Manuel Alegre, Paulo Sucena com ilustrações de José Rodrigues – pág. 70, 2004 - colecção: Poiesis

Imagem In: https://amaliarodriguescentenario.wordpress.com/.../gond.../






Comentários