Chá com Letras Online: OÁSIS de PEDRO HOMEM DE MELLO II



LEITURAS DE PEDRO HOMEM DE MELLO II
112º ENCONTRO
Selecção de Maria José Areal



OÁSIS
Aquela praia contraste
Entre a liberdade e a lei
(Aquela praia ignorada!)
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que inventei?
Lençol de seda ou de linho?
Lençol de linho bordado?
Deitei-me, nele, ao comprido…
Lençol de seda ou de linho?
Lençol de espuma, comprido…
Lençol de areia queimado!
Ai! Aquela Praia! Aquela
Que, na minha embriaguez
Manchei sem dó! Fiquei triste
Logo da primeira vez
Em que a vi… Não o sentiste?
Agora, lembro-me dela
Como de um lençol de renda
Rasgado por minha mão…
E fico triste, tão triste!
Todas as praias são brancas
E só aquela é que não!
Moinhos qua andais no vento,
Leite que escorre na Lua,
Quero pedir-vos perdão!
Mas é tão grande, tão grande
Ai! É tão grande o contraste
Entre a liberdade e a Lei
Que, às vezes até nem sei
Se aquela praia ignorada
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que a inventei…
PEDRO HOMEM DE MELLO, “e ninguém me conhecia” – poemas escolhidos e apresentados por, Manuel Alegre, Paulo Sucena com ilustrações de José Rodrigues – pág. 99, 2004 - colecção: Poiesis

https://ensina.rtp.pt/artigo/pedro-homem-de-melo/


















Comentários