Chá com Letras Online:Ainda há palavras - LEITURAS DE JOSÉ SARAMAGO XV


LEITURAS DE JOSÉ SARAMAGO XV
104.º ENCONTRO
Selecção de Maria José Areal


2 de Janeiro de 1995
Assim como veio, assim se foi. Não vieram reclamá-la os donos., simplesmente saltou o muro baixo e desapareceu. Mais ou menos a essa hora, em La Santa, debatíamos com amigos a grave questão do nome que teríamos de pôr-lhe. Saltou o muro e desapareceu, foi a notícia que nos deu Juan José quando regressámos a casa, ao fim da tarde. Buscá-la no meio destes campos pardos, enegrecidos, não poderia ser diferente de procurar uma agulha no palheiro. Ainda assim, batemos os arredores até que se fez noite. Sumiu-se a cadelinha a que chamei impertinente e irresponsável, deixando-nos com esta pergunta: que impulso súbito de dentro ou que tentação do mundo a levaram a abandonar o bom trato e o carinho que lhe dávamos, a renunciar à festa de viver que foram para ela as semanas que esteve connosco?

4 de Janeiro
A cadela está novamente em casa. Não tornou por seu pé, porque, mesmo que tal quisesse, não saberia dar com o caminho, a primeira vez trouxe-a o acaso. Foi encontrada por Pilar e Javier, perto daqui, no meio da estrada. Teve sorte. É verdade que nestes sítios o trânsito é menos que moderado, mas um condutor, como os há, desatento ou indiferente, podia ter-lhe acabado com a vida. Já lhe demos nome – passou a chamar-se Greta, pode ser que com um nome de gente se deixe convencer de que faz parte da família. Este era um dos nomes em debate, e ela escolheu-o: no alvoroço do inesperado encontro, Pilar gritou Greta!, e ela virou a cabeça…
José Saramago, Cadernos de Lanzarote – Diário III, pág. 9 e 11- 1995, 3.ª Edição – Caminho.

magem in: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/.../Visao_15Out1998...






Pode acompanhar e participar nas leituras publicadas semanalmente no grupo Comunidade de Leitores: Chá com Letras na página do facebook da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.




Comentários