Chá com Letras Online: DIÁRIO II - LEITURAS DE JOSÉ SARAMAGO IX



LEITURAS DE JOSÉ SARAMAGO IX
90.º ENCONTRO
Selecção de Maria José Areal


DIÁRIO II
14 de Março
A Múrcia, via Lisboa, chegavam notícias de Alemanha e Itália. Está contratado, assinado e confirmado que Divara, será apresentado no Festival de Ferrara do ano que vem, por alturas da Páscoa. Com duas outras Óperas insignificantes: Fidelio e a Flauta Mágica…
E temos boas razões para crer que Blimunda com uma encenação diferente, será vista e ouvida pelo público de Estugarda na próxima temporada… Não penso vir a tornar-me italiano ou alemão, mas a evidência de certos factos obriga-me a concluir, por minha conta e à minha custa, que muitas e sentidas razões tinha aquele que disse, pela primeira vez, que ninguém é profeta na sua terra.
Leitor de Pessoa, autor de Ricardo Reis, foi o título, propositadamente ambíguo, da conferência que dei na Universidade. Não creio estar a iludir-me se disser que consegui interessar os assistentes, quase todos eles estudantes. Com o exagero já observado noutras ocasiões fui apresentado por uma jovem professora, Sagrario Ruiz, a mesma que em Vigo, quando da homenagem a Torrente Ballester, me convidou a vir aqui. Antes do almoço (quem quiser comer bem, vá a Múrcia) levaram-me a uma concorridíssima rueda de prensa, onde me encontrei com uma inusitada abundância de microfones, gravadores e câmaras de televisão, como se vir este escritor português à cidade tivesse sido considerado acontecimento importante…
José Saramago, CADERNOS DE LANZAROTE - diário II- 14 de Março de 1995, págs. 74/75, Editorial Caminho.
15 de Março
Repetida em Albacete a conferência de Múrcia. Saiu ainda melhor, como notou, risonho, com fingido zelo, Victorino Polo, professor da Universidade de Múrcia, que dali veio expressamente para estar connosco. Tanto naquela cidade como nesta tivemos o privilégio de conhecer gente amável e simpática, disponível para a amizade desde o primeiro momento.
Tínhamos comido bem em Múrcia, mas em Albacete em nada lhe ficou atrás.
José Saramago, CADERNOS DE LANZAROTE - diário II- 15 de Março de 1995, pág. 775, Editorial Caminho.



Imagem in: https://edit.um.es/.../saramago-en-la-universidad-de.../





Pode acompanhar e participar nas leituras publicadas semanalmente no grupo Comunidade de Leitores: Chá com Letras na página do facebook da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.


Comentários