Câmara Municipal apoia lançamento de livros das escritoras cerveirenses Adelaide Graça e Maria José Areal

 

Câmara Municipal apoia lançamento de livros das escritoras cerveirenses Adelaide Graça e Maria José Areal





A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira vai ser palco do lançamento de dois livros da autoria de duas escritoras com fortes ligações a Vila Nova de Cerveira. Adelaide Graça apresenta o livro ‘Vamos Lá!”, a 26 de fevereiro, e Maria José Areal dá a conhecer a obra “No Chão do Caminho – Contos”, a 6 de março. Os lançamentos estão agendados para as 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, estando prevista para o final de cada apresentação uma sessão de autógrafos com as escritoras.

Os livros, elaborados por autoras com um vínculo natural e/ou profissional ao concelho, contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, contribuindo, assim, para promover o gosto pelo livro e pela leitura junto da comunidade cerveirense. Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, esta também é “uma forma de reconhecimento pela entrega pessoal, emotiva e voluntária com que estas duas escritoras sempre participaram num conjunto de atividades educativas e culturais dinamizadas em parceria com a autarquia, com as escolas e com as demais entidades locais”.

A mais recente obra de Adelaide Graça, natural de Vila Nova de Cerveira, tem como destinatários o público infantojuvenil, entre os 6 e 10 anos. Nas palavras da escritora, “Vamos Lá!” é um “convite à partilha de sorrisos com brilhos no olhar”. Com ilustrações da artista plástica de Vila Nova de Cerveira, Célia Rebelo da Silva, e publicação pelas Edições Fénix, o livro vai ser apresentado por Elisa Noronha, investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da U. Porto.

Para além de colaborar com várias revistas e jornais, Adelaide Graça tem um vasto currículo como escritora em diferentes categorias. Na Poesia já publicou “Limites da Razão” (1998), “Quando Tudo Parece Parar” (2000), “O Vão da Ausência” (2002) e “Sem Chaves Nem Segredos” (2005), na Prosa Poética escreveu “Do Tempo do Quando” (2007) e “Onde os Pés Escreveram as Pegadas do Encontro” (2011). Mais recentemente tem apostado na Literatura Infantil com “A Festa do Brincar” (2011), “Queres Entrar no Carrocel?” (2014), “Saramela Pintas” (2017).

Maria José Areal, professora aposentada, desempenha há vários anos a missão de coordenadora da Comunidade de Leitores - Chá com Letras – de Vila Nova de Cerveira, que reúne semanalmente em torno de um autor e das suas obras. Em 1999 publicou o seu primeiro livro e, desde então, não mais parou. Com o lançamento de “No Chão do Caminho – Contos”, a autora vai caminhando “na memória e travessuras, aliciamentos, lamentos, esplendores e alforrias”. São 21 contos “a falar dos homens e das mulheres, do rio e da serra, de pobreza e da miséria, de solidariedade e do amor, acima de tudo, fala da vida”.

Do currículo como escritora, a Maria José Areal dá a conhecer a sua veia poética, com ‘Pedaços de Mim’ (1999), ‘À Deriva’ (2004) e ‘Sabor a sal e a mel’ (2006). Em 2009/2010, foi coordenadora e coautora dos Vol. I e II de histórias de vida intitulado ‘Pedaços de Memórias – Itinerários no Tempo e no Espaço’ e, em 2017, edita ‘Assim me deito, Assim me levanto’(2017). Revelando uma transversalidade de temas e conteúdos, a autora edita, em 2015, mais um livro de poesia, o ‘Há dias que não sei de mim e outros que pouco de mim sei’ (2015), e três obras de contos, ‘Na Eira dos Pardais’ (2013), ‘Rendas do meu decote’ (2016), ‘Carro Vermelho’ (2016) e “Barras da minha saia – quase um diário I” (2019).






Comentários