Chá com Letras Online: Meu amigo - LEITURAS DE CAMILO CASTELO BRANCO III


LEITURAS DE CAMILO CASTELO BRANCO III
58.º ENCONTRO EM TEMPO DE PANDEMIA

Na vastíssima obra Camiliana, desconhece-se ainda, o lugar, a importância e dimensão da sua Epistolografia.
Segundo, Alexandre Cabral, autor do Prefácio e Comentário da obra, CARTAS AOS EDITORES, António Maria Pereira, alude pelo que se conhece, “… que deve constituir um acervo fabuloso de grande interesse, não só quanto aos restritos aspectos da biografia camiliana, mas inclusive nas suas relações com os problemas socioculturais oitocentistas…”
Cartas, que são documentos vivos. Nelas podemos encontrar a verdade urgente, a verdade pertinente, as emoções e as dificuldades inerentes a um tempo e a uma condição de vida…
Três cartas de Camilo Castelo Branco ao seu Editor, ao qual se dirige como: Meu amigo, e terminando desta forma, quase constante –
De V. S.
Obrigado
Camilo Castelo Branco

Meu amigo

Resolvi reformar a minha vida, já era tempo! Mas não cuide que vou recolher-me a algum mosteiro de reformados! A reforma é tal que o mundo lhe há-de chamar relaxação.
Como não posso com as despesas de duas casas, ambas dispendiosas, resolvi viver com esta infeliz Senhora, que é um raro prodígio de infortúnio. Vou alugar casa ali na Rua da Boa Morte. O nome é fatídico! Mas vou, porque a acho lá espaçosa e barata.
A mobília que tenho é insignificante. Preciso tornar a decoração da casa como um estímulo a gostar de viver sequestrado no mundo. O meu amigo tem de ser parte nestes arranjos, dando-me abono para eu levantar a mobília indispensável, e pagá-la em prestações mensais. Isto penso eu que não lhe será penoso nem prejudicial; e contudo é muito favor.
Queira dizer-me se posso contar com a sua cooperação. A casa está já despejada, e faço brevemente a mudança.
Do seu
muito amigo
Camilo Castelo Branco
(Julho/Agosto de 1862)
Camilo Castelo Branco, CARTAS DE CAMILO aos EDITORES ANTÓNIO MARIA PEREIRA – colecção inédita. Pág. 103 – 1973 - Parceria A.M. Pereira, Lda.

Meu amigo

Como tenho em via de publicação o volume intitulado – Ao anoitecer da vida (últimos versos) – não levanto mão do prefácio para começar outro livro. Visto que o amigo tem muita froixa fé com versos, propor-lhe-ia a venda da propriedade deste volume de 220 págs., com 50 em prosa, por 150$rs.Convém-lhe?
Por condescendência, não aceite, amigos, que prejudicam, são péssimos inimigos.
Como lhe-hei-de mandar o artigo de Faustino Novais, peço ao amigo o favor de mandar dar a minha filha Amélia, no Convento de S. bento, os 9$rs.
Amigo grato
Caminho Castelo Branco
(últimos meses de 1862)
Camilo Castelo Branco, CARTAS DE CAMILO aos EDITORES ANTÓNIO MARIA PEREIRA – colecção inédita. Pág. 122 – 1973 - Parceria A.M. Pereira, Lda.

Meu amigo

Escreveu-me hoje minha filha, dizendo-me que ainda não recebera o dinheiro, que eu, há dez dias, pedi a V. S. que remetesse. Peço-lhe que se informe com a pessoa que o mandou dar, para eu, no caso de se ter dado embaraço, o remeter pelo seguro.
Estou trabalhando no 2.º volume dos Mártires, acho curial e necessário terminar isto para prevenir algum contratempo que o deixe a V. S. com a versão incompleta. E, de mais, eu penso em deixar Lisboa, onde a vida me é um continuado desgosto, e raras horas de saúde tenho tido.
De V. S.
Obrigada
Camilo Castelo Branco
(últimos meses de 1862)
Camilo Castelo Branco, CARTAS DE CAMILO aos EDITORES ANTÓNIO MARIA PEREIRA – colecção inédita. Pág. 134 – 1973 - Parceria A.M. Pereira, Lda.
P. S. – Remeto uma Meditação que falta nos manuscritos da Sr.ª D. Ana – e falta outra que está para sair na Revista.
(últimos meses de 1862)


Pode acompanhar e participar nas leituras publicadas semanalmente no grupo Comunidade de Leitores: Chá com Letras na página do facebook da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Comentários