14.º Concurso Nacional de Leitura (CNL) - Fase Escolar Municipal

No dia 15 de Janeiro de 2020, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira a selecção dos alunos do Concelho que vão participar na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019-2020

Dos 19 candidatos presentes, 12 vão disputar a Fase Intermunicipal agendada para 24 de Abril, em Ponte de Lima. A Fase Final acontece a 6 de Junho, em Oeiras.
Após a concretização da 1ª fase Escolar, com provas de aferição nos respectivos estabelecimentos de ensino do concelho, a 2ª etapa de âmbito Municipal desenvolveu-se, esta quarta-feira, com os 19 alunos candidatos a realizarem as provas de leitura e de argumentação referentes ao seu nível de ensino. No final, o júri apurou 12 leitores/argumentadores de cada categoria:

1.º Ciclo:
Vitória Caldas de Araújo
Guilherme Duarte Carlos
Sara Pacheco Pereira
Eva Garcia Esteves

2.º Ciclo:
Margarida Ribeiro
Sara Lucas

3.ºCiclo:
Leonor Dantas Pereira
Mariana São João Teixeira
Diogo Costa  de Araújo
Francisca Esteves

Ensino Secundário:
Gonçalo Lima
Magna Araújo Amorim

A próxima etapa congregará os vencedores seleccionados em cada um dos Municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais, prosseguindo os vencedores para a Fase Nacional que conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.

De relembrar que, em 2019, na 13.ª edição do CNL, Vila Nova de Cerveira esteve representada por duas alunas - Leonor Pereira do 2.º ciclo e Magna Amorim do ensino secundário - na fase Final que decorreu em Braga, tendo superado cerca de 3500 participantes oriundos de todos os distritos do país. Apesar da excelente prestação de ambas, Leonor Pereira fez uma prova oral considerada brilhante pelo júri, e que lhe garantiu o 1.º lugar a nível nacional na sua categoria.








Comentários