Palestra Ler Ciência "Mandeleev e a Tabela Periódica - Sonho e Pesadelo" - 7 de maio de 2019

O projecto Ler Ciência, um trabalho de parceria entre a Biblioteca Municipal e os docentes do Departamento de Ciências do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, voltou a programar um encontro com uma convidada dedicada à investigação científica, proporcionando assim uma maior aproximação dos alunos do ensino secundário ao estudo das ciências por investigadores portugueses.
Tendo em consideração que 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (1869-2019), uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência, a Professora Doutora Raquel Gonçalves Maia, , professora catedrática aposentada do departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou uma conferência dedicada ao cientista e professor russo Dimitri Mendeleev  - "Mendellev e a Tabela periódica - Sonho e Pesadelo", dando a conhecer o seu contributo para a criação desta tabela iniciada há 150 anos, que é imprescindível para a evolução da química!

Vi num sonho uma tabela onde todos os elementos químicos se ajustavam como era exigido”. Estas palavras, atribuídas ao cientista e professor russo Dmitri Mendeleev, não são mera fantasia. Mendeleev publicou, em 1869, o livro de texto “Princípios de Química”, auxiliar precioso para as suas aulas. Nele organizou, numa única página, um sistema ordenado dos elementos, a “Tabela Periódica”. Mendeleev teve precursores e contemporâneos na elaboração do sistema periódico mas foi a sua versão, física e quimicamente mais detalhada, com espaços de previsão, que maior impacte veio a ter na comunidade científica. Foram muitos os elementos químicos que se vieram a descobrir: terras raras, gases nobres... Como incorporá-los na Tabela? E muitas descobertas pareciam desacreditar o sistema periódico: a divisibilidade do átomo, os raios X, a radioatividade... Um verdadeiro pesadelo para Mendeleev.
A longevidade da “Tabela Periódica”, ainda que em permanente renovação, tudo ultrapassou. Continua a guiar-nos vai para 150 anos. O sonho de Mendeleev concretizou-se."

Raquel Gonçalves Maia













Comentários