"Criptografia: a ciência das mensagens secretas" por Paula Almeida

Uma Palestra apresentada nos dia 23 de maio, pelo Professor Paulo Almeida, da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto de promoção da leitura LER Ciência, promovido em parceria com o Departamento de Ciências do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, este ano na sua oitava edição.

"Desde que foi inventada a escrita que se tentou enviar mensagens secretas, seja por motivos militares, políticos ou mesmo pessoais. Actualmente, a maioria das comunicações eletrónicas, nomeadamente, no Facebook, Whatsapp, transações bancárias e nos e-mails, é feita de forma secreta utilizando cifras. Júlio César comunicava com os seus generais através de uma cifra muito simples, mas que passava despercebida pelos seus adversários. Durante a primeira e segunda guerra mundial, foram criados vários métodos para cifrar, entre as quais a máquina Enigma. Com o aparecimento dos computadores, a criptografia teve um desenvolvimento enorme, onde a matemática dos números primos passou a ter um papel fundamental. Nesta palestra estudaremos também os sistemas RSA e ElGamal e iremos levantar o véu desta ciência de segredos."

Um tema que conquistou a atenção dos alunos do ensino secundário, o público alvo desta ação de promoção do conhecimento científico. 

O nosso agradecimento ao Ex.mo Professor Paulo Almeida, pela disponibilidade e partilha de conhecimento que nos dedicou neste dia.















Comentários