Tertúlia ao Serão "São João Baptista"

São João Baptista foi o Santo que escolhemos para este nosso encontro do dia 21 de Junho, com a participação do Lar da Santa Casa da Misericórdia e Centros de Dia de Reboreda e Loivo.
Depois de falarmos da vida e morte deste Santo, abordámos a ligação desta festa religiosa com a festa pagã do pré-cristianismo que também festejava nesta altura o Solstício de Verão e a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância.

Seguidamente, voltámos ao tema desta festa popular religiosa que venera S. João e que comemora o seu nascimento a 23 de Junho (nomeadamente no Porto e Braga) e assinala a sua morte no dia 29 de Agosto (em S. João D'Arga, Caminha). Também visionámos vídeos das festas acima referidas e falámos do significado e das tradições do alho porro, substituído actualmente pelo martelinho de plástico, dos ramos de cheiro forte de cidreira e de limonete, utilizados pelas mulheres para esfregarem na cara dos homens que por elas passam, dos saltos às fogueiras, dos balões de ar quente lançados ao ar, dos vasos de manjericos com os seus versos alusivos ao Santo, das sardinhas e do fogo de artifício no Porto e em Braga.

Da romaria do S. João D'Arga,  também falámos das crenças, tradições e da sua tipicidade com um toque de paganismo na noite de 28 para 29 de Agosto. Lembramos as três voltas à capela antes de entrar nela, os crentes que vão pedir ao S. João cura para quistos, verrugas, doenças de pele e mesmo para resolver problemas de infertilidade, os que também não se esquecem de deixar na capela uma esmola ao diabo na figura que encontra debaixo da pata do cavalo de S. Miguel,  a ida ao penedo do casamento para aqueles que desesperados ainda não arranjaram noivo ou noiva, as rusgas de cantadores ao desafio e tocadores de concertina pela noite dentro, os litros de bagaço com mel produzido na própria serra que aquecem as gargantas, as duas bandas de música que animam o final da noite tocando ao despique música contemporânea e muito mais!

Finalmente e como não podia deixar de ser, cantámos e dançámos músicas de S. João!
Obrigado pela vossa presença muito animada e aguardamos por vós na próxima tertúlia!






















Comentários