Hora do Conto em Família "Tantos nomes!"

Ainda explorando o livro de poemas e canções "Canta o Galo Gordo" de Inês Pupo e Gonçalo Pratas,  "Tantos nomes!" foi o texto escolhido para trabalharmos na Hora do Conto deste sábado, 18 de Fevereiro.

A partir de nomes de pessoas começámos por pedir aos presentes, palavras que rimassem com esses mesmos nomes. Claro que ao princípio custou um pouco rimar mas depois de embalar...
Era o João que gosta muito de acção e rima com cão, balão e televisão; a Teresa que põe a mesa e rima com princesa, tristeza e moleza; A Joana que nunca se engana e rima com os dias da semana, abana e pijama; o Gonçalo que anda a cavalo e rima com apanhá-lo e abraçá-lo; O Gaspar que está sempre a olhar para o ar e rima com voar e passear... e muitas mais rimas, rimas sem parar!

Depois desta colecção de rimas, cantámos ao som da viola todos os versos do texto em questão.
Para explorar ainda mais este texto, tivemos uma tarefa a fazer: colar todas as catorze figuras /personagens da história, tantas como o número de versos, numa folha A3.

Depois, para perceber que os presentes estiveram atentos à primeira fase da Hora do Conto, voltámos à viola e à música. À medida que cantava um verso do texto, os meninos presentes colocaram-no perto ou por baixo da respectiva figura /personagem. E que bem que correu. Apesar de tão novos,  nenhum deles se enganou e colou o verso no sítio certo!
Mais uma vez agradecemos a vossa presença e esperamos que tivessem gostado.
Até uma próxima vez!

                                              "Tantos nomes tão diferentes,
                                               Mas todos lavam os dentes.
                                               Todos nascem com umbigo,
                                               Todos querem um amigo!"








Comentários