Acções de mediação de leitura com o autor Miguel Horta

Uma vez mais estamos gratos ao Miguel Horta por partilhar na nossa biblioteca a sua já vasta experiência de mediação da leitura, em dois momentos de conversa e muita ação, que aconteceram no dia 27 de abril.
Nestes encontros contemplamos o público jovem, com o objetivo de despertar a sua atenção e deixar uma mensagem clara de sensibilização para os benefícios da leitura, da poesia, da escrita...e uma vez mais confirmamos que os jovens se deixam seduzir por estes momentos, sempre muito interativos e desafiadores.

Os Alunos da Escola Profissional ETAP, Pólo de Vila Nova de Cerveira, experimentaram ser poetas através da "Máquina da Poesia", uma das propostas que o Miguel apresentou como ponto de partida para a escrita poética. Mas, para iniciar este encontro descobriram poetas portugueses como o Alexandre O'Neill e António Gedeão, entre outras leituras, que incluíram também poemas da autoria de Miguel Horta, do seu último livro "Rimas Salgadas", sem esquecer dinâmicas de grupo, de corpo e voz, para descontrair e assim despertar a criatividade individual e coletiva...

À tarde, a nossa atenção foi dirigida ao público especial de alunos com necessidades educativas especiais, integrados no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e Colégio de Campos. Neste momento, Miguel Horta pôs em prática o seu projeto dirigido a este tipo de leitores Leituras Diferentes, a partir de livros diferentes, porque permitem contar histórias nas quais quem lê também participa na criação da história, o que fascinou estes jovens que se envolveram na descoberta de várias histórias através da orientação atenta do Miguel.

                                             Sessão com os alunos da Escola Profissional -





















Sessão com os alunos das NEE's














Comentários