Abertura da exposição "Estuques e Fingidos do Alto Minho: Formas e Saberes em risco" com a realização de uma oficina-mostra pela escultora Iva Viana


No Sábado, 5 de Setembro, tivemos a honra de receber na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira a escultora Iva Viana, numa oficina-mostra integrada na exposição "Estuques e Fingidos do Alto Minho", partilhando a sua arte e dedicação ao trabalho em gesso, numa perspectiva de preservação e actualização desta arte decorativa.

Após uma breve apresentação da exposição e dos seus objectivos pelo Dr. Antero Leite, em representação da Associação Cultural de Estudos Regionais, promotora desta iniciativa,  tivemos contacto com a arte de trabalhar o gesso pela escultora Iva Viana.

Simultaneamente, foi um momento de partilha de experiências com alguns mestres, Domingues Fontainha, Diamantino Cunha e Eng.º Alberto Mesquita, que se dedicaram profissionalmente a esta arte e que tivemos a agradável surpresa da sua presença num momento de descoberta de algum do património artístico existente no Alto Minho e de apelo à conservação deste património em risco, por falta de profissionais e escolas de formação profissional.

A Biblioteca Municipal agradece a presença de todos neste momento e em especial à Associação Cultural de estudos Regionais - ACER, que promoveu a criação desta exposição fotográfica e nos proporcionou um excelente encontro com a artista contemporânea Iva Viana, que se dedica com muito amor a esta arte.
























Comentários