Tertúlia ao Serão "Os Moinhos da Gávea: duas mós, o meu moinho"


No passado dia nove de abril, mais uma tertúlia aconteceu na nossa biblioteca.
Esta foi um pouco diferente de todas as outras. Juntamos três gerações para falar dos velhos moinhos.
Com a presença do escritor Inácio Nuno Pignatelli e do fotógrafo amador José Duro, tivemos o prazer de apresentar a exposição "Os Moinhos da Gávea: duas mós, o meu moinho".

Ao mesmo tempo, para completar  esta exposição fotográfica com textos e poemas, também assistimos à leitura dramatizada do texto dramático "Marelento: O Diábo do Belho - história de um Moleiro", da autoria do escritor Inácio Nuno Pignatelli.
A expressiva leitura foi apresentada por alunos do Colégio de Campos, turma do 8º B, a quem deixamos o nosso agradecimento e felicitamos pelo momento que nos proporcionaram. À direcção do Colégio de Campos e à professora responsável pela língua portuguesa desta turma, estamos gratos por terei aceite este desafio.

Seguiram-se a leitura dos textos que o escritor Pignatelli escreveu para acompanhar esta exposição e o momento musical em homenagem aos moinhos e moleiros, cantando o "Milho verde" e  "Moinho de vento".

Depois... depois falamos de histórias. Histórias de moinhos, moleiros e de raparigas. Raparigas que levavam o milho ao moinho, muitas vezes só para ver o seu amado ou o próprio moleiro. Histórias de amor... e de sabor! Ai que saudades daquele pão e daquela broa diziam alguns! Há quanto tempo...

Certamente que muitos dos presentes, depois de ouvir o Presidente da Junta de Freguesia de Reboreda, não deixarão de visitar estes belos moinhos brevemente.
Finalmente e para terminar, vimos a exposição fotográfica na qual o autor José Duro nos mostra, através da sua objectiva, a beleza, a cor, o som e o cheiro dos moinhos da Gávea!

Mais uma vez agradecemos a presença de todos e até ao próximo encontro.

Comentários