E a Festa do Livro e da Leitura continuou com diversas sessões dedicadas ao mundo dos livros....

Dias 22 e 23, a ilustradora Gabriela Sotto Mayor, continuou com o seu Workshop "Sentimentos ilustrados" com os alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo.
Como podem ver pelas imagens houve muito trabalho, alegria e imaginação para todos!














































E porque a Festa não pode parar, logo pelo início da tarde do dia 22 de Abril, para comemorar o Ano Internacional da Luz, os alunos do Ensino Secundário também tiveram o prazer de ouvir o Doutor António Lúcio na palestra com o tema "A luz laser e suas aplicações". Esta acção está  integrada no projecto Ler Ciência, uma parceria entre a nossa Biblioteca e o Departamento de Ciências do Agrupamento de Escolas de Cerveira e teve, como não podia deixar de ser, sala cheia!






Mais tarde e no mesmo dia 22, em sessão aberta à participação do público em geral e da comunidade de leitores da nossa biblioteca, aconteceu "Portugal de Miguel Torga", uma palestra dedicada ao escritor Miguel Torga, assinalando assim os 20 anos da sua morte, com a interessante apresentação da Drª. Elsa Ligeiro, fundadora da produtora e editora Alma Azul.






Para dar continuidade à Festa e logo pela manhã do dia 23, a professora Maria José Areal brindou-nos com uma palestra " A poesia de Sophia de Mello Breyner Andersen". Esta sessão foi dirigida aos alunos do Ensino secundário e ao público em geral, que não se cansou de ouvir a excelente palestrante falar sobre a vida e obra poética de Sophia.







Para o início da tarde de 23, numa sessão dirigida aos alunos do ensino secundário e aberta ao público geral, tivemos como orador o Professor Doutor Luís da Silva Pereira para nos falar de " Os Lusíadas, um livro de amor". A perspectiva da obra "Os Lusíadas" enquanto ato de amor de Camões e da atuação dos portugueses, que enriqueceu os conhecimentos de todos os presente sobre o grande épico português.






Para terminar em beleza no dia 23, assistimos à apresentação do livro "Pelo Alto Minho Sketchbook". Carlos Basto, autor dos textos e aguarelas, fez esta apresentação.
Alunos do ensino de Design gráfico descobriram o significado de livro de autor e Sketchbook, entre outras curiosidades...





O 4º dia da Festa começou com os "Encontros com o escritor João Manuel Ribeiro" dos alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo. Manhã e tarde muito animada, com poesias, histórias em verso e prosa, e versos cantados em grupo!













"Lendas a duas mãos" foi o projecto apresentado às 16 h pelos alunos de Comunicação da ETAP- Escola Profissional. Um projecto baseado na adaptação de algumas lendas do Alto Minho utilizando novos textos e algumas curtas metragens. De salientar ainda a poesia dita por um elemento do grupo de teatro "Outra Cena" para abrir a sessão.













À noite e para finalizar em grande o dia 24 da nossa Festa, aconteceu no Cineteatro de Cerveira o espectáculo conversa-concerto "Conta-me histórias com Lúcia Moniz". Sala cheia, alguns segredos desvendados, muito humor e ironia, mas também música!









E a Festa continuou...
Dia 25 começámos com a "Hora do Conto para as famílias". Adelaide Graça, autora do livro "Queres entrar no carrossel?", esteve com os mais pequenos e contou-lhe histórias do seu livro. No final, houve uma sessão de autógrafos na qual os mais pequeninos lhe fizeram algumas perguntas.
De salientar um lindo poema dito por uma representante do grupo de teatro "Outra cena", Cristina Malheiro Ribeiro.












Ainda na manhã de 25, trabalhámos na Oficina "O Cervo". Uma actividade produzida e orientada pelo Serviço Pedagógico da Associação Convento de San Payo. Nesta actividade, todos os meninos presentes ficaram a saber que foi o escultor José Rodrigues o grande mentor  e criador do grande cervo símbolo de Vila Nova de Cerveira,  que se encontra lá bem alto nos nosso monte. Como podem observar nas fotos, grandes artistas vêm aí!















Continuamos a nossa Festa...entre os livros na sala de leitura geral!
Pensado e organizado pela "+ Cerveira Jovem Associação", os músicos Diogo Dinis, Hugo Lopes e Nuno Trocado apresentaram-nos um belo momento "+ de Mil Jazz", para nos dar boa música!
Também neste momento e para comemorar a data festiva do 25 de Abril, duas representantes do grupo de teatro "Outra Cena", disseram e muito bem! alguns poemas de Zeca Afonso.













De seguida, por volta das 16 horas no auditório da nossa biblioteca, a Associação Poética de todas as Artes - Porta XIII, apresentou dois livros: "O mês maio da mãe" com texto de José Oliveira e "Cartas de Eugénio de Andrade a Jorge de Sena" com afixação, organização de texto e anotações de António Oliveira.







E para terminar em beleza as apresentações desta XXVI Feira do Livro e a Festa do Livro e da Leitura 2015, nada melhor do que assistirmos ao fim da tarde, à apresentação do livro de poesia "Há dias que não sei de mim e outros que pouco de mim sei" da autoria de Maria José Areal. Uma bela apresentação plena de emoção e sentimento, com vários momentos musicais pelo Violino do Sr. Januário Rego e a leitura de alguns poemas do mesmo livro acompanharam esta sessão que contou com a apresentação da autora pela Drª. Isabel Lima.











Comentários