Tertúlia ao Serão "Encontro de Outono"


No dia 30 de Outubro, mais uma tertúlia aconteceu na nossa Biblioteca. Desta vez, e porque ele acabou de chegar, o tema foi o Outono. Muitos dos presentes no nosso auditório disseram que  não gostavam desta estação do ano porque a folha cai e, por isso, há uma conotação com a morte. Tretas! Para desmistificar essa ideia, resolvemos começar a  sessão com um belo filme onde a música clássica e as maravilhosas paisagens e cores de Outono predominam, tentando mostrar assim que nada morre mas tudo se transforma.

De seguida e para animar mais um pouco as almas, a música veio ao de cima com duas canções da época bem animadas: "milho verde" e "Clarinha" onde todos cantaram e acompanharam com muita qualidade, como já é costume.
Depois, porque o frio já anda aí  e para avivar ainda mais os presentes, foi dito o poema "Todos os homens são maricas, quando estão com gripe" de António Lobo Antunes, acompanhado à viola. Claro está que os homens presentes não ficaram nada satisfeitos mas... dias melhores, virão!
Porque havia uma utente brasileira na sala, que estava com muitas saudades do calor do Verão que já passou, num acto de muita coragem cantou acompanhada à viola e depois à capela, "Copacabana" de Olavo Bilac. Uma actuação muito aplaudida por todos como não podia deixar de ser!
Mais tarde e para explicar aos presentes, foi mostrado outro vídeo muito interessante sobre o processo químico que se dá na transformação da cor das paisagens de Verão para o Outono.

Finalmente e com muito gosto, quem quis, pintou. Com cores de Outono, cada instituição fez um quadro colectivo com uma árvore de Outono onde as folhas, eram as próprias mãos. Momentos deliciosos passámos nesta sessão. Mais uma vez, obrigado a todos pela vossa presença.

















Comentários