Festejamos o 5º Aniversário do "Chá com Letras"







Reportagem fotográfica de José Ferreira
Estimados leitores, festejamos o 5º Aniversário da Comunidade de Leitores, na sessão de quinta-feira, dia  15 de Maio de 2014.

Mais um encontro, num dia muito especial que nos leva a recordar autores, leituras, viagens, momentos de convívio, muitas partilhas...e aos agradecimentos sentidos a todos que tornamos possível estes momentos, à nossa querida orientadora Maria José Areal, a toda a equipa da Biblioteca Municipal onde este projecto ganhou vida e a todos  e todas os que têm participado ao longo destes anos, sem vós não teríamos oportunidade de contribuir para o enriquecimento literário e cultural, colocado à disposição de todos os que pretendam dele usufruir, enriquecendo sempre o serviço de leitura pública assegurado pela Biblioteca Municipal.

Nada melhor do que voltar à leitura de Sophia de Mello Breyner Andresen, começando por um poema que passo a recordar e partilhar:

A PAZ SEM VENCEDOR E SEM VENCIDOS
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança  e de justiça.
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Sophia de Mello Breyner Andresenin Obra Poética (Caminho, 2010)

Concluímos a leitura do conto "História da Gata Borralheira", do livro de contos "Histórias da Terra e do Mar" da Sophia de Mello Breyner Andresen e mais alguns poemas da autora. Por fim, festejamos tomando um chá com bolo de aniversário!
Bem-hajam por viver esta biblioteca que se mantem viva graças à presença de todos os que já nos conhecem e disponível para servir toda a comunidade.

À comunidade cerveirense deixamos uma mensagem:
Aproveitem os nossos serviços de leitura, informação e empréstimo domiciliário, bem como todas as iniciativas dedicadas à leitura e actividades culturais. Apresentem sempre as vossas sugestões para a actualização do fundo documental, organização de actividades de leitura e melhoria dos serviços, serão analisadas e comtempladas sempre que exista disponibilidade e se integrem nos objectivos da Biblioteca de Leitura Pública.


Comentários

  1. Uma forma saudável, viciante mas prazeirenta de conviver. Um abraço de parabéns a todos os que integram este maravilhoso grupo.
    JFerreira
    não sei o que se passa, não consigo fazer o comentário a não ser "anónimo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Ferreira, agradecemos a sua colaboração amiga, sempre disponível para nos acompanhar, com a sua máquina fotográfica, nos momentos que enriquecem o nosso convívio e conhecimento...
      Vamos ver o que se passa para perceber porque só se permite fazer comentários anónimos. Pode sempre identificar-se no final do comentário.
      Um abraço
      Teresa Matos

      Eliminar
  2. O que dizer?
    Sou parte integrante e integradora deste projecto com 5 anos de idade. Dizer bem, parece-me justo, mas posso pecar por declarar-me sua apaixonada incondicional. Dizer mal, não sei e não posso.
    O facto, é que neste projecto abraçamos várias vertentes, que têm vindo a solidificar , crescer e multiplicar, vontades, voos, aprendizagens... Falamos dos autores, procuramos utilizar em proveito as sabedorias várias, viajamos no tempo, ao encontro de outros tempos, outras vontades, Revisitamos postulados, conceitos, teorias, passeamos na poesia, e tecemos parcerias com os autores mesmo que já estejam do lado de lá da vida.
    Visitamos as suas casas, onde viveram, amaram e sofreram; bebemos o vinho da vontade, saboreamos os seus pratos preferidos, olhamos os seus objectos, materializamos algumas vontades em afectos, escutamos as suas canções.
    Neste convivio franco e aberto, vigoroso e sonhador, sentimos-nos pertença e timoneiros de um tempo em que ler, os autores portugueses deixados na prateleira, assume uma provocação. E queremos provocar. Provocar a vida que leveda na palavra escrita e na mensagem deixada, no gosto da viagem por entre a ramaria que um livro nos proporciona.
    Estamos com Fernando Namora, um dos esquecidos, e com a Sophia de Mello Brayner Anderson, poetisa e contista de primeira.
    Venham todos.... não fiquem em casa à volta da fogueira...`
    O grupo do "Chá com Letras" é diversificado. Pluralista, tolerante e activo, aceita toda a gente, homem ou mulher, que venha por bem. A nada é obrigado,nem a qualquer tipo de pagamento. ainda bebe um chá se gostar e degusta, de vez enquando, uma fatia de bolo. Que mais posso eu dizer para vos motivar?
    Sim, acrescento a amabilidade, elegância e simpatia de todos os técnicos da Biblioteca, a capacidade de resposta a todas as nossas petições e... ao sber ser e estar da sua Directora (D.ª Teresa Matos) que nos cerca de atenções.
    Sou a Maria José e quero agradecer ao grupo, a forma como me aceitaram, como aderem ao projecto e como me mimam com os seus olhares. Obrigada.
    Maria José Areal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estimada Profª. Maria José, o que dizer a tanta força, vontade, profissionalismo, amizade, saber e querer partilhar esse saber...que tem dedicado a esta comunidade, isto é, à comunidade de leitores mas, também, à comunidade cerveirense, disponibilizando o seu tempo para servir todos os que queiram participar neste projecto e todos os que lhe vamos associando, que acontece na Biblioteca Municipal, serviço de leitura pública, pluralista, aberto à participação de todos. BEM-HAJA por tudo!
      Agradeço o carinho e atenção em meu nome e de toda a equipa desta biblioteca, um grupo de trabalho sempre disponível para se adaptar à mudança, necessidades, desafios que diariamente o público em geral e leitores habituais nos apresentam para, por sua vez, também eles responderem da melhor forma aos desafios da sociedade, no trabalho, na família...Cada um no seu papel e juntos no todo, com vontade de crescer, conseguiremos uma Biblioteca adaptada a casa momento. Obrigada.
      Teresa Matos

      Eliminar
  3. Para o José Ferreira, autor da reportagem e sempre presente nos momentos mais pertinentes, o meu abraço de agradecimento.
    Grande reporter fotográfico, grande amigo também.
    Maria José Areal

    ResponderEliminar

Enviar um comentário