Conferência "Interpretações do Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett"

Hoje, 08 de Maio pelas 10h30, recebemos na Biblioteca Municipal alunos do 11º  e 12º anos do ensino secundário, da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, para assistirem à conferência apresentada pelo Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins, numa iniciativa que vai ao encontro dos interesses literários dos jovens associados à sua actividade escolar, contribuindo para o seu enriquecimento literário e cultural.
O Professor José Cândido de Oliveira Martins é docente na Universidade Católica Portuguesa em Braga, doutorado em Humanidades - especialidade de Teoria da Literatura pela mesma Universidade, com diversos artigos e livros publicados e com actividade científica na área das Línguas, Literaturas e de intervenção cultural.

Um momento de reflexão dedicado a Almeida Garrett (1799 - 1855), autor do drama romântico "Frei Luís de Sousa", um escritor envolvido política e culturalmente na renovação do Teatro Nacional. Nesta obra, o autor parte de factos históricos, mas cria uma obra ficcionada que explora a reflexão simbólica, religiosa e política da época (séc. XVI), por vezes em analogias 'críticas' ao Portugal do século XIX.
Almeida Garrett é considerado pelos estudiosos um revolucionário e modernizador da língua e da literatura portuguesas, um autor a não esquecer na valorização da cultura portuguesa.

Sobre "Interpretações do Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett




Comentários