Chá com Letras | 5º Aniversário da Comunidade de Leitores | Convite

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira está de parabéns!
Amanhã, 15 de Maio de 2014, quinta-feira às 16h vamos festejar... continuando a ler Sophia de Mello Breyner Andresen e tomando um chá especial.

São cinco anos de encontros desde 14 de Maio de 2009, inicialmente quinzenais mas logo a partir de 2010 começamos a encontrar-nos com mais frequência. Após as primeiras leituras de contos do Eça de Queirós começamos o romance "O Mandarim". Sendo uma obra mais vasta, o entusiasmo por avançar na leitura foi o ponto de partida para que rapidamente as sessões passassem a semanais. As sessões são interrompidas em datas festivas como o Natal, Páscoa e férias de Verão no mês de Agosto.

Esta intensidade é conseguida por amor à leitura, à literatura portuguesa, à vontade de conhecer melhor a  arte literária, a cultura portuguesa em sentido mais lato, através dos escritores portugueses que sentem, reflectem e partem para a criação, expressa através da escrita, seja da poesia, do romance, do conto, da análise crítica, etc.
Um trabalho contínuo da Profª. Maria José Areal que encarna esta caminhada de descoberta, pesquisa e partilha, com o entusiasmo de transmitir algo que vá enriquecer todos os que também estão sensibilizados nesta procura. A Profª. Maria José Areal, como carinhosamente tratamos, pela actividade docente que desenvolveu, também uma criadora da arte da palavra, com poesia e contos já editados, põe à disposição da comunidade a sua actual disponibilidade para descobrir e aprofundar o património literário legado por autores como Eça de Queirós, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Namora, para citar os que têm merecido leituras mais prolongadas nesta comunidade. Bem haja pela criatividade, força de vontade e carinho que vai espalhando a todos e a cada um...

Um grande abraço a alguns amigos que por questões profissionais ou familiares não têm tido a oportunidade de estar presentes com a regularidade que desejariam...estamos com saudades!

Serão benvindos todos os que ainda não participaram nesta actividade de leitura.
APAREÇA às quintas-feiras na Biblioteca Municipal, das 16h às 17h30, para começar uma nova aventura, viajar com os livros...

 Para consulta: autores, textos e actividades de extensão cultural desde 14.05.2009

Seleccionamos algumas imagens, dos muitos registos que fomos captando, para recordar alguns momentos de leitura, convívio e enriqueciemento cultural, ao longo destes cinco anos:

Um dos primeiros encontros

No 1º aniversário...


 A visita a Thormes, Fundação Eça de Queirós, em Baião, com Ementa queirosiana!




Uma conversa sobre "O Último Eça Contista: Civilização e José Matias" com a Professora Doutora Isabel Pires de Lima


 O Jantar à Época de Eça de Queirós, no restaurante Kalunga, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

 


Roteiro d' "A Relíquia" de Eça de Queirós em Lisboa, com visita à Biblioteca Municipal Camões, a cuja equipa estaremos sempre gratos pela recepção e orientação da Roteiro Queirosiano que nos proporcionaram. Terminamos com um Porto de Honra na Bibioteca Camões






Com Miguel Torga em Coimbra: visita à Casa Museu, Biblioteca Joanina e Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, passando pela Sé Velha e baixa da cidade:


 

Roteiro "A cidade do Porto de Miguel Torga"


Exposição da vida e obra de Miguel Torga na Biblioteca Municipal


Visita a S. Martinho D'Anta, Sabrosa, Vila Real, onde nasceu Miguel Torga




Palestra "O chão dos contos da montanha de Miguel Torga", pelo escritor Inácio Nuno Pignatelli

Com Aquilino Ribeiro nas "Terras do Demo": visita à Casa Museu em Soutosa (Moimenta da Beira), ao Pátio de Aquilino no Carregal (casa onde nasceu) e Jardim Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva





Com Aquilino Ribeiro na Casa Grande de Romarigães e na exposição patente na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, terminando no Museu Regional, em Paredes de Coura.











Em Condeixa, na Casa Museu Fernando Namora e visita guiada ao Museu Monográfico de Conimbriga


À volta dos livros com...

 a escritora Margarida Fonseca Santos
o escritor José Manuel Saraiva

recordamos com carinho a escritora Fina D'Armada, falecida recentemente


Reportagem fotográfica: Fina D'Armada à volta dos livroa com...

o escritor Porfírio Silva
a escritora Maria João Lopo de Carvalho
Alguns momentos de convívio...




 Um Té com Rosalía de Castro, uma apresentação da escritora por Esperanza Vázquez


Estamos todos mais enriquecidos, não só pelos conhecimentos mas sobretudo pelo convívio e a amizade que cruzamos com a leitura em cada momento.


Comentários

  1. Parabéns Dr.ª Teresa, pelo trabalho de selecção, dos vários momentos/acontecimentos, que cruzamos em caminhada, pela vida e obra dos nossos queridos autores portugueses.
    Se é verdade, que me dedico de alma e vontade neste partilhar de entusiasmo e gosto pela palavra escrita e falada, em prosa em verso ou cantada, só posso assumir a continuidade, porque sinto uma retaguarda sólida, coesa e gentil, por parte da "gente" que nessa biblioteca trabalha. A sua gentileza e cuidado, como directora do espaço, sobra para me fazer "andar com pressa", nesta pressa de me dar.
    São tantas as coisas que recebo da comunidade de leitores, que o meu investimento semanal, é parco e exiguo, do tanto que trago comigo. O Chá com Letras, assume o encontro na alegria da partilha do saber, na luminosidade do olhar, das palavras que calam o coração de quem no momento precisar.
    Das viagens o convívio salutar na apredizagem de vivências em comum.
    O tempo tem-me dito, que vale a pena, sempre vale a pena apostar no investimento do conhecimento, da arte de escrever, do nosso legado cultural da palavra escrita, dos percursos feitos de quem nos legou tamanha herança.
    Juntos, ficamos mais ricos, outorgando-nos o postulado da continuidade...
    Abraços de agradecimento a todos quantos, de uma forma ou de outra, estão no caminho e comigo.
    Maria José Areal

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho. Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário