Tertúlia ao serão
 Na tarde do dia 29 de Janeiro houve mais uma tertúlia e como ainda estávamos a tempo, as Janeiras foram o tema desta sessão. Depois da apresentação e de todos os participantes terem sido devidamente coroados, começámos por recordar os velhos tempos onde as reisadas eram um verdadeiro acontecimento social de Janeiro.

Com alguma malandrice à mistura, relembraram-se cantos de agradecimento e de desdém conforme a atitude dos donos das casas, visitadas nas noites frias de Janeiro. E porque natal é todos os dias e sempre que nós quisermos, "O menino André" (conto de natal) de Diamantino Vale Costa foi o primeiro conto esta primeira tertúlia. Seguidamente, um grupo de utentes e colaboradores do Centro de Dia de Campos, cantaram as Janeiras acompanhadas à concertina e bombo e desejaram um Bom Ano Novo a todos os presentes.

"Noite de Reis" foi o segundo conto da sessão, que descreve bem como era a realidade da Noite de Reis na Freguesia de Campos em casa do Sr. Gentil (conto de Maria da Graça Fernandes Paço, publicado no livro Pedaços de Memória vol. II)
Para terminar este encontro, cantámos todos juntos mais algumas músicas das Janeiras acompanhadas à viola, pandeiretas, bombo e concertina! Sem dúvida uma tarde bem passada, onde a memória e a boa disposição estiveram sempre presentes! Mais uma vez, obrigado a todos pela vossa actuação e pela vossa presença.












Comentários