Aniversário - Chá com Letras


O 4º aniversário da Comunidade de Leitores da nossa biblioteca foi festejado no dia 16 de Maio e enriquecido por Esperanza Vázquez, professora no Centro de Educação Infantil e Primária de Sobrada, Tomiño(Galiza), que nos convidou a tomar um "Chá com Rosalía", apresentando assim o livro "Rosalía", uma biografia escrita por Helena Villar Janeiro, numa edição da Fundación Rosalía de Castro. Sendo uma obra editada com o objectivo de dar a conhecer a poetisa Rosalía de Castro aos mais jovens, foi o ponto de partida para conhecer aspectos da vida da poetisa que viveu apaixonada pela sua terra, a Galiza, cujas paisagens e cantares que ouviu desde a infância a ajudaram a tornar-se poeta.
No célebre dia 17 de Maio de 1863 foi publicado o seu primeiro livro "Cantares Gallegos", um marco para a língua e a literatura galega, numa época em que a língua galega estava extinta enquanto língua escrita. A celebração do Dia das Letras Galegas no dia 17 de Maio é assim uma forma de recordar a importância deste livro e homenagiar a sua autora.

"Cantarre hei, Galicia,
teus dulces cantares,
que así mo pediron
na beira do mare.

Cantate hei, Galicia,
na lengua gallega,
consolo dos males,
alivio das penas.

Mimosa, soave,
sentida, queixosa,
encanta si ríe,
conmove si chora..."

Rosalía de Castro, in "Rosalía" de Helena Villar Janeiro 




Obrigada Esperanza Vázquez por este "Te con Rosalía", pleno de poesia, regando assim as sementes para viver e descobrir  as vozes dos poetas. Ficou a vontade de descobrir mais sobre a vida apaixonante de Rosalía de Castro e a dimensão histórica, cultural e intelectual da sua obra.
Fundacíon Rosalía de Castro
Fotografias de José Ferreira

Comentários

  1. Parabéns a todo o grupo pela comemoração do aniversário.
    Esta foi uma tarde diferente, como foi diferente também a forma de dar a conhecer a vida de Rosalía de Castro.
    Apaixonante, creio que é mesmo a palavra mais indicada, foi essa forma com que Esperanza Vázquez nos brindou.
    Abraço.
    JF

    ResponderEliminar
  2. Pois, assim foi. Uma tarde mimosa, doce e serena, deixando a vontade de "correr para saber" um pouco mais da Rosalía.
    Quando se fazem as coisas com amor e sabedoria, tudo flui, tudo se solta e ficamos mais agarrados à vida. "foi mesmo um dia de festa porque estivemos juntos ali"
    Parabéns para a Prof.ª Esperanza e para todos quantos se juntam, cada 5.ª feira, em nome de um substântivo maior. Maria José Areal

    ResponderEliminar

Enviar um comentário