"Sessão de leitura de fábulas angolanas pelo autor Luandino Vieira"


Foi assim a nossa Hora do Conto no passado dia 06 de Abril: tivemos a honra de receber um dos maiores escritores angolanos e de ouvi-lo contar duas das suas maravilhosas quatro fábulas, que tem escritas. Uma falava de Justiça e outra de Liberdade, dois valores tão importantes que deveriam estar sempre presentes! Depois das respectivas saudações e apresentações, silenciámos para ouvir o grande escritor. De facto, e sem querer, mergulhámos num outro Continente : África, mais propriamente em Angola onde os contos têm nomes de personagens , de lugares, objectos ,sons e cores um pouco diferentes daqueles que estamos habituados a ouvir.



 Depois de ouvirmos a primeira fábula onde a Justiça foi feita, pois devemos dividir a caça com quem caçamos e não só com quem caça, tivemos o primeiro momento musical com um merengue (tipo de música tradicional angolana) acompanhado com um djembé (tipo de tambor africano). No princípio, algumas crianças estavam um pouco envergonhadas mas depois... eis que aparece a Rita a inaugurar o baile! Claro está que de seguida, confusão geral com todos a dançar. E que bem dançavam!
De seguida e depois de todos sossegarem, veio o segundo conto que nos falava de Liberdade. Luandino, com uma fábula deliciosa, mostra-nos que "em liberdade, mesmo o que amarga na boca é doce no coração!" Todos ouviram com muita atenção e gostaram! Seguiu-se novo momento musical depois desta maravilhosa fábula. Tudo pulava com uma rebita ( tipo de música angolana onde também entra o acordeão)
  De seguida houve uma pequena mostra de arte angolana onde foram mostradas algumas máscaras angolanas e instrumentos musicais.




  Para finalizar e em forma de agradecer ao escritor pela sua entrega, todas as crianças desenharam uma máscara angolana para lhe oferecer. O escritor Luandino, ficou muito contente quando recebeu os desenhos e até os seus olhos brilharam! Foi uma manhã especial, na companhia de um dos maiores escritores de Angola: José Luandino Vieira. Obrigado a todos por terem vindo!







Comentários