Tertúlia ao Serão - Vamos festejar o dia de S. Martinho

O S. Martinho foi o tema escolhido para a sessão da nossa tertúlia do mês de Novembro.

Depois de falarmos de S. Martinho patrono dos pedintes, dos alfaiastes, dos cavaleiros, dos comerciantes, da restauração e dos soldados, e de contarmos a sua lenda, foi a vez de falarmos sobre a origem pagã do magusto evocando as grandes festas dos gregos e romanos que, idolatrando os seus deuses do vinho (Baco e Dionisio), aproveitavam os últimos raios de sol de Verão para festejarem o fim do Verão e a chegada do Inverno.
Assim,  era nesta altura que se deleitavam com todos os alimentos criados e colhidos durante o Verão e Outono fazendo do vinho, a bebida mais simbólica para assinalar esta passagem!

E quem fala em magusto não pode deixar de falar na castanha. Fruto importante ao longo dos séculos foi um alimento indispensável, que "matou a fome" a muita gente nos tempos mais remotos porque substituía a batata. Por essa mesma razão, a castanha ainda hoje não foi esquecida e faz parte de muitas receitas da nossa culinária tradicional, da qual também falámos nesta sessão.

Visionámos alguns filmes da apanha da castanha no Douro, do magusto da velha em Vila Viçosa e até vimos um pequeno filme animado o qual nos mostra como devem ser deliciosos as bolachas de castanha!

Também contámos anedotas de bêbados encharcadas de vinho, que nos fizeram doer a barriga de tanto rir alegrando as nossas almas!

Para terminar e como não podia deixar de ser,  cantámos músicas populares referentes à ocasião e acabámos todos num alegre magusto, acompanhados com umas maravilhosas castanhas assadas, uma doce jeropiga e um aromático sumo de laranja!

Mais uma vez, agradecemos a vossa participação e presença e esperemos que para o magusto de S. Martinho do próximo ano estejamos todos e mais alguns se juntem também!

















Comentários